Sumidouro e Vala de Infiltração

Os sumidouros são unidades de disposição final de efluentes sanitários verticalizados em relação às valas de infiltração, geralmente construídos em alvenaria estrutural ou tubos pré-fabricados de concreto com perfurações. Sua aplicação é aconselhada em casos onde o lençol freático é profundo e se possa garantir uma distância mínima de 1,50 metros entre o fundo do sumidouro e o nível máximo do lençol, conforme requerido pela norma técnica.

Outra questão importante para o dimensionamento dos sumidouros é conhecer as camadas de solo em que o efluente infiltrará, isto pois geralmente com o aumento de profundidade do sumidouro, este atinge diferentes tipos de solos, com coeficientes de infiltração distintos. Para garantir um sistema capaz de infiltrar a quantidade de efluente gerado, faz-se necessária a realização do ensaio de infiltração de acordo com as normas.

Sendo uma das alternativas, as valas de infiltração são sistemas construídos no solo, utilizando tubos perfurados em meio a uma camada de brita envolta por uma manta geotêxtil para facilitar a dispersão do líquido, aumentar a superfície de contato com o solo e evitar a colmatação do tubo de dispersão de efluente.

Geralmente as valas de infiltração são adotadas onde a altura do lençol freático é um fator limitante, visto que, conforme mencionado anteriormente, a norma técnica requer que a distância mínima entre o fundo da unidade de infiltração e o nível máximo do lençol freático seja de 1,50 metros.

Outros fatores determinantes para o projeto das valas é a permeabilidade do solo, que define a área necessária para infiltrar o volume de efluente desejado. A manutenção da condição aeróbia e a alternância de uso são importantes para que a vala de infiltração não entupa. Deste modo a norma recomenda a instalação de ao menos duas valas distintas com capacidade de infiltrar 100% do efluente, para que elas trabalhem de maneira alternada, ou três valas com capacidade de infiltrar 50% do efluente, assim evitando o entupimento do sistema.